Pediculose



PEDICULOSE 

Fonte:http://enfermagemcomentada.blogspot.com/2007/07/piolhos.html


            A Pediculose é um problema de saúde pública que afecta todos os anos milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que mais de 100 milhões de pessoas estejam infestadas por este parasita . As estatísticas de alguns países apontam para prevalências diferenciadas deste problema, demonstrando no entanto o impacto mundial que este tem, afectando não só países em vias de desenvolvimento, mas igualmente aqueles considerados desenvolvidos. Em Israel há estudos que apontam para uma prevalência de 56,7% , na Coreia 5,8% , no Egipto 21,8% , em França 49% das crianças e nos Estados Unidos da América entre 6 e 12 milhões de pessoas infestadas por ano . Em Portugal, são escassos os estudos neste sentido. Sabe-se da sua frequência repetida em todos os anos lectivos, a partir das equipas de saúde escolar dos centros de saúde;

 Existem medidas farmacológicas instituídas, com champôs e loções para providenciar às comunidades escolares, mas os estudos relativos à eficácia terapêutica destes produtos, aliados a uma escassa filosofia educacional das populações, conduzem a controlos parasitológicos ineficazes, quer por tratamentos mal efectuados, quer por medidas de prevenção pouco aplicadas.

Apesar de ser um problema muitas vezes negligenciado, pode associar-se a consequências graves, tais como: - Infecções oportunistas bacterianas (ex.: estafilocócicas); - Febre Maculosa; - Alterações nos padrões de sono; - insucesso laboral ou escolar; - isolamento Social; - Discriminação; - Diminuição da Auto-Estima.

Num estudo desenvolvido ao nível da Saúde Escolar em S. Mamede de Infesta, verificou-se que apenas 2% das crianças em idade escolar no primeiro ciclo do ensino básico apresentam Pediculose Activa Confirmada, apesar de todos os anos se sinalizarem infestações em larga escala pelas instiuições escolares. O Uso inadequado de desparasitantes (que só deveriam ser usados em caso de pediculose activa confirmada - observando a presença de piolhos na cabeça), leva a riscos de resistência aos produtos e a uma exposição desnecessária de crianças a produtos tóxicos. Assim, a aplicação de desparasitantes como medida preventiva é uma atitude totalmente desadequada.

 A Prevenção, ao nível das comunidades escolares passa pela gestão dos espaços, já que a infestação por piolhos acontece por contacto directo (os piolhos não saltam, nem voam) e como tal, é a aglomeração das roupas e mochilas nos cabides ou vestiários e as salas de aula lotadas, promovendo que as crianças fiquem literalmente encostadas umas às outras, que faz da escola o meio propício à propagação do problema.

Outro problema é a dificuldade de controlo dos casos efectivamente confirmados. O Silêncio é o maior aliado no controlo da Pediculose, dado que socialmente é considerado um problema associado à falta de Higiene e Pobreza. Estudos demonstram no entanto que a Pediculose existe em todos os meios sociais e que os Piolhos preferem cabelos limpos aos sujos, por facilitarem o acesso ao couro cabeludo. Obviamente a falta de Higiene promove o desadequado tratamento da Pediculose (tanto na higiene pessoal como do Ambiente onde o portador reside).

Grande parte das dificuldades de controlo da pediculose está relacionada com uma má aplicação das medidas de tratamento.

Assim, seguindo devidamente todos os passos a seguir descritos, estará garantida a eficácia e a resolução do problema. Deve então seguir os seguintes passos:

1. Avaliar todas as cabeças dos conviventes directos com o portador - inclui todas as pessoas que moram na mesma casa e/ou que convivem diariamente em casa com este. Se observar piolhos, como na imagem em baixo, todas as pessoas que os tiverem devem usar o desparasitante.

Legenda: imagem de piolho no couro cabeludo

2. Aplicar desparasitante aconselhado no serviço de saúde, cumprindo as instruções descritas no folheto informativo do medicamento.

3. Passar o pente de dentes finos no cabelo, para retirar os piolhos mortos e as lêndeas mortas do cabelo, todos os dias, durante 1 semana.

4. No mesmo dia em que aplicar o produto deve:

a) lavar a roupa do portador de piolhos e conviventes a mais de 60 graus.

b) Ferver as escovas, pentes, ganchos, bandoletes, …

c) O que não puder ser lavado a quente, deve ser fechado num saco de plástico durante 2 semanas(o que garantirá a morte dos piolhos e lêndeas por falta de alimento);

d) Aspirar os sofás, tapetes e cortinados ou, caso não seja possível, fechar os tapetes, cortinas, etc., onde eventualmente as pessoas infestadas possam estar deitadas ou encostadas, num saco, tal como referido no ponto anterior;

e) Observar todos os dias as cabeças e repetir o tratamento se ainda se encontrarem piolhos vivos.

Se após 2 lavagens com o shampoo e o cumprimento das restantes medidas de controlo, ainda se verificar infestação, deve consultar a sua equipa de saúde familiar no centro de saúde. 


Bibliografia:

Melo, P. - Estudo de Prevalência e Intensidade da Pediculose nas Crianças do Primeiro Ciclo do Ensino Básico em 2 Agrupamentos de Escolas do Norte de Portugal; ULSM, 2007


FOLDER : do ensino católico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sífilis na gravidez: protocolos