26/05/2011 - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma HBO realiza exame gratuito de combate ao glaucoma em Porto Alegre
26/05/2011 - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma
HBO realiza exame gratuito de combate ao glaucoma em Porto Alegre
HBO realiza exame gratuito de combate ao glaucoma em Porto Alegre
No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma – 26 de maio – o Hospital Banco de Olhos (HBO) de Porto Alegre realiza exame gratuito de detecção precoce da doença. As ações de prevenção, através do programa “Promovendo a Saúde da Visão”, acontecem no primeiro piso do Bourbon Country e Ipiranga, ambos localizados em Porto Alegre/RS. O HBO vai disponibilizar um stand em cada um dos estabelecimentos e estará com equipes de médicos oftalmologistas e enfermeiro, entre 10h e 22h, para atender os interessados em realizar o exame. O diagnóstico será realizado através do exame de Tonometria de Sopro, indolor e indicado para todas as pessoas, que medem a pressão intraocular. Este é o principal indicativo para detectar o glaucoma, doença que atinge 900 mil brasileiros, cerca de 2% da população do País.
O glaucoma causa alterações estruturais progressivas do nervo óptico, responsável pela transmissão das imagens ao cérebro, podendo causar a perda total da visão de forma definitiva caso não seja tratado. Dra. Roberta Prietsch, médica oftalmologista do corpo clínico do HBO, salienta que além da pressão intraocular, há outras condições que influenciam no desenvolvimento da doença, como traumatismo em decorrência de acidente, uso abusivo de corticoides, fatores genéticos e cirurgias prévias que posteriormente podem ocasionar o glaucoma. Por isso, a única forma de prevenir é a realização de exames periódicos.
Os fatores de risco do glaucoma são a idade avançada, pessoas com miopia, diabetes, enxaqueca e fatores raciais e hereditários. Estas e outras informações sobre a doença estarão disponíveis ao público através de folders distribuídos pela equipe do HBO, que explicam também os sintomas, o diagnóstico e o tratamento do glaucoma.
Autor: Imprensa
Fonte: AMORIM COMUNICAÇÃO
Texto extraído do site www.sissaude.com.br
Comentários
Postar um comentário