Vigilância sobre bancos de sangue é reforçada no Estado

O Rio Grande do Sul está qualificando sua vigilância sanitária sobre os serviços que trabalham com sangue para transfusão. Técnicos das vigilâncias municipais, regionais e da Divisão de Vigilância Sanitária do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) estão essa semana passando por uma capacitação em Porto Alegre onde a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresenta novos padrões para a avaliação de riscos. O evento reúne cerca de 80 profissionais dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Do RS, são 32 participantes, que agora estão preparados para atuarem na área.

O evento contou com a participação do gerente de Sangue e Componentes da Anvisa, João Paulo Baccara Araújo. Ele destaca a importância da agência estar levando aos estados um novo roteiro para a avaliação de riscos e com uma linguagem única para todo o país. "Isso nos permite ter um olhar mais harmônico, ou seja, trabalhando com informações iguais para todo o Brasil ao invés de levantamentos distintos em cada lugar", avalia.


A vigilância sanitária trabalha hoje no controle sobre mais de 250 estabelecimentos. Entre eles está a rede de hemocentros do Estado, composta por nove unidades, além de núcleos de hemoterapia de hospitais (bancos de sangue que abastecem um hospital) e Unidades de Coleta e Transfusão.

Retirado de: Secretária de Saúde RS
Gerente de sangue da Anvisa apresentou novo roteiro para avaliação sanitária. (Foto: Rovani Freitas/SES)                                                        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pediculose

Sífilis na gravidez: protocolos