Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador ( RENAST)

        A Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Para isso são realizadas ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde. Suas diretrizes compreendem a atenção integral à saúde, a articulação intra e intersetorial, a participação popular, o apoio a estudos e a capacitação de recursos humanos.


Por que notificar?
     A notificação, através do Sinan-Net, é importante porque os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho são evitáveis e passíveis de prevenção. Além disso, é possível identificar o motivo pelo qual os trabalhadores adoecem ou morrem, associando esses dados aos ramos de atividade econômica e aos processos de trabalho, para que possam ser feitas intervenções sobre suas causas e determinantes.
    Tais intervenções são feitas a partir da elaboração de estratégias de atuação na áreas de promoção e prevenção, controlando e enfrentando, de forma integrada e eficiente, os problemas de saúde coletiva relacionados com o trabalho.
  Os acidentes e doenças, relacionados ao trabalho resultam em custos sociais elevados para trabalhadores, família, empresa, estado e sociedade. Tais eventos são, atualmente, subregistrados, e sua real magnitude não é bem conhecida.

Por que há subnotificação dos acidentes de trabalho?
- Cultura de materialização e banalização dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho
- Desconhecimento da legislação
- Resistência das empresas por imperativos econômicos
- Medo dos trabalhadores em perder os empregos

Como você, cidadão, pode colaborar?
  O dever de notificar acidentes de trabalho é do serviço de saúde. Contudo, você pode ajudar informando ao serviço de atendimento quando no ato de acidente de trabalho ou suspeita de doença relacionada ao trabalho; incentivando companheiros de trabalho a procurarem atendimento de saúde quando sofrerem acidente de trabalho ou quando forem acometidos no exercício de suas atividades, sejam elas formais ou informais. Com a sua participação, você estará exercendo cidadania e reivindicando seus direitos, além de contribuir e intervir para transformar a realidade de seu ambiente de trabalho e os fatores que interferem no processo de saúde.
 Notícia retirada na íntegra de Secretária Estadual de Saúde do RS: site

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pediculose

Sífilis na gravidez: protocolos